Pular para o conteúdo principal

A Oração Muda o Coração de Deus?

Nossa oração muda o coração de Deus?

É comum ouvir no meio cristão que nossas orações tem poder para criar coisas, para mover ou mudar o coração de Deus e os Seus planos para as nossas vidas?

Será isso verdade? Para respondermos a esta pergunta, é necessário respondermos a uma outra pergunta. Como um ser imutável pode mudar de opinião ou mudar os seus planos?

A resposta para as duas questões é simplesmente um NÃO.

A oração não muda Deus e nem altera os Seus planos, também não pode criar ou mudar qualquer situação. Entretanto a oração muda o nosso coração e nos aproxima faz aproximarmos mais dEle e a também ficar no centro da sua vontade, ficando conforme a sua soberana vontade. Deus é imutável em sua natureza e em seu propósito final, isso não significa que Sua imutabilidade seja uma imobilidade, as obras de Deus permanecem interminavel e com muitas variações (João 5:17).
Os versos que falam sobre mudança ou arrependimento de Deus (Gn 6:6-7; Ex 32:14; I Sm 15:11,35; Jr 18:7-11) significa dizer que Deus abranda ou muda sua maneira de lidar com o homem, tudo dentro do seu propósito eterno.

Apesar de alguns textos bíblicos afirmar que Deus se "arrependeu", e isso se chama antropopatismo que é atribuir a Deus sentimentos e emoções humanas, prefiro o texto que diz: "Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa" (Nm 23:19). Alguns argumentarão que os textos são contradizente, mas não é verdade, primeiro porque Deus é soberano sempre, o arrependimento de Deus, conforme um sentimento humano é contra os princípios da natureza divina, mas se pensarmos que os textos que falam sobre arrependimento, significa a ação da misericórdia de Deus, então este está de acordo com a natureza divina e soberana, nao ferindo seus princípios.

De acordo com este artigo, não podemos mover o coração de Deus em nosso favor, ou mudar qualquer situação em nosso favor, seja através das orações ou de qualquer outra atividade humana. Crer que podemos mover Deus ou mudar as circunstância em nosso favor através da oração, é crer que Deus age em nosso favor, de acordo com nossas atitudes, e que somos livre para tomarmos as decisões que nos convém, de acordo com nossa vontade e desejos. Mas a bíblia diz que somos justificados gratuitamente pela graça de Deus (Rm 3:24) e que somos salvos pela graça através da fé, que não vem de nós, mas de Deus (Ef 2:8). A oração que move ou muda a Deus em nosso favor é um pensamento da Teologia Relacional (este tema merece um post), cujo Deus se torna mais humano, semelhante aos deuses gregos.

A oração tem um papel importante na vida do cristão, ela é um meio de relacionamento entre o homem e Deus, mas acima de tudo a oração nos muda e nos transforma de acordo com a vontade do Criador. A oração do Pai Nosso é o modelo que devemos adotar em nossas orações, principalmente no quesito "Seja feita a Tua vontade na terra, assim como é feito a vontade do Pai no céu". Esta é a oração que nos coloca no centro da vontade de Deus e que nos transforma para realizarmos os propósitos de Deus.

A oração confirma a intimidade e confiança que existe entre o cristão e Deus. Quanto mais oramos a oração do Pai Nosso, mais estaremos no centro da Sua vontade, mais realizaremos os Seus desígnios que foram preparados para nós.

A minha oração é para que o Espírito Santo nos ajude a orar a vontade do Pai, para que sejamos um com Ele e que façamos aquilo para o qual fomos eleitos, sem atrapalhar ou atrasar a obra do Eterno.


Paz e Graça!







Comentários

Edson de Farias Meireles disse…
Acredito e uso como lema, Salmos 37;04,05.

Postagens mais visitadas deste blog

Divórcio II

Conversando com um casal de amigos surgiu a seguinte questão! Uma pessoa que se separou do primeiro casamento, deixando filho e mulher para constituir uma segunda família diante de Deus. Mas qual é a verdadeira família dessa pessoa? No primeiro momento respondi prontamente que a primeira família é a verdadeira, a original, usei como argumentação que o divórcio não estava no plano original de Deus para o homem e a mulher, mas que, por causa da dureza do coração do homem ele permitiu o divórcio (Mc 10:4). Entretanto se pensarmos dessa maneira estamos sendo legalista, pois Deus na sua infinita misericórdia, benignidade e graça pode fazer com que a segunda família seja muito mais abençoada que a primeira. Isso não quer dizer que por este motivo temos a justificativa para largar esposa e filhos do primeiro casamento para tentar ser feliz no segundo casamento. Não estou dizendo e nem criando justificativas para um segundo casamento, estou apenas analisando o que aconteceu com o Davi, hom

Novo casamento e a Graça

 C erta vez um homem casado, cristão, divorciou-se porque o amor havia acabado, então encontrou com uma irmã do seus sonhos, casou novamente e teve dois filhos, estava feliz com a nova família, até que certo dia meditando na palavra de Deus leu em Mat 5:32 - "Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.", então achou que estava em pecado por ter casado novamente sem uma justificativa bíblica. Expôs seu problema para a atual esposa e disse que precisava resolver esta situação, que ele não podia ficar assim, que era errado. Procurou a primeira esposa e mostrou o texto de Mateus e convenceu a ex-esposa que estavam vivendo em desacordo com a palavra, portanto em pecado. Resolveram se acertar perante Deus, o homem largou a nova família, sua esposa e os dois filhos, sob pretexto de que precisava se arrepe