Pular para o conteúdo principal

O dízimo e as ofertas

 O  que é mais importante? O dízimo ou a oferta?

A oferta tem mais importância para Deus do que o dízimo, a oferta vem do coração,  o dízimo veio através da lei (Num. 18:21,24).

O Dízimo foi instituído para o povo de Israel e tudo quer era recebido era repassado para a tribo de Levi como forma de pagamento pela prestação de serviço (Num 18:21), pois os levitas não tiveram herança na terra prometida, antes receberam a herança do Senhor através do dízimo (Num 18:24).

Quando Caim e Abel apresentaram oferta, Deus se agradou mais da oferta de Abel (Gen 4:3-5), o texto não faz menção sobre Deus ter feito o pedido da oferenda, mas é provável que Adão fizesse ofertas a Deus e ensinou os filhos a fazerem o mesmo, contudo porque a oferta de um é aceita e a do outro não? Por que isso aconteceu? A julgar pela reação do Poderoso, Abel fez ofereceu com o coração, com amor e não por obrigação, mas Caim apresentou uma oferta resignado, sem intenção, sem vontade, por pura obrigação.

O dízimo foi instituído por Deus para um propósito e o principal era ser de herança para os da tribo de Levi, pois os mesmo não recebera a promessa da terra prometida.

O dízimo continua valendo até os dias atuais, mas somente para os Judeus, para aqueles que foram salvos pela graça em Jesus Cristo, a velha lei foi revogada, incluindo os dízimos.

Entretanto o NT traz um novo conceito sobre as ofertas, ao lermos Mc 12:42 e II Cor 8 e 9 vemos um coração que contribui livremente, sem cobrança, sem coação, contribuem de forma alegre, espontânea e amorosa.

O que vemos hoje em dia, nas igreja modernas é a prática do dizimo capitalista realizado em nome de Deus, como se Deus precisasse de dinheiro para salvar ou abençoar as pessoas. E se o indouto não é abençoado por estar pagando o dízimo é porque esta em pecado? Pode isso? Infelizmente a falta de conhecimento esta fazendo com que muitos acabem sendo enganados por pastores lobos em pele de cordeiro. Não se deixe enganar leia a bíblia, ela é o manual do proprietário, a bússola que nos dá a direção correta.

Aqueles que defendem a doutrina do dízimo no novo testamento baseado em textos com a palavra dízimo, mas o contexto e totalmente contra o que utilizam estes textos como pretexto.

Em Mt 23:23 Jesus condena as atitudes legalistas dos fariseus que se importavam mais em dar o dízimo do que agir com misericórdia e fé, já o texto em Lc 18:10-14 fala sobre o orgulho e humildade, nada tendo haver em pagar o dízimo e por último, os defensores do dizimo no NT utilizam Hebreus 7 para defender que Abraão deu dízimo a Melquisedeque, e que devemos fazer o mesmo, mais o contexto do capítulo não é o dízimo e sim o sacerdócio e senhorio de Cristo.

Infelizmente há aproveitadores que utilizam a fé de alguns para aumentar a receita das Igrejas Empresas, que prometem riquezas, abundância, que merecem o melhor desta terra por ser filho do Rei, etc. Também há aquelas pessoas interessadas em obter riquezas e prosperidade com facilidade e acabam fazendo do reino de Deus um investimento, esperando riquezas,estas pessoas pagam o dízimo e ofertam esperando um retorno de 90% sobre o que investiu, isso quando não querem mais. Querem CONTRIBUIR mensalmente com 10%, faça com alegria de coração, sem coação, sem achar que esta em pecado, que Deus irá te abandonar, que será infeliz, que você esta roubando a Deus. Contribua conforme o seu desejo, conforme suas posses, etc.

Porém, há aqueles que utilizam textos como este, para justificar a sua atitude de não contribuir, este texto não é para justificar quem quer ser um CONTRIBUINTE da igreja, mas para desmistificar a pregação sobre o dízimo nas igrejas atuais.
Graça e paz.

Comentários

A PAZ DO SENHOR JESUS. A QUEM CREIA OU NÃO. A QUEM LEIA A PALAVRA DE DEUS A BÍBLIA OU NÃO. NADA IRA MUDAR A VONTADE OU A PERMISSÃO DE DEUS. MAIS VEJAM E LEIAM ESTE VERSÍCULO ENCONTRADO NA BÍBLIA EM APOCALIPSE 22: 19.
Há ainda outro meio pelo qual uma pessoa pode ter seu nome apagado do livro da vida, Apocalípse 22.19 explica: “e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”. Esta severa advertência é dirigida a falsos mestres que procuram destruir a verdade profética da Palavra de Deus. Tais pessoas terão seus nomes riscados do livro da vida quando morrerem fisicamente. Lendo este versículo com bastante atenção, TEMOR e TREMOR, pensei: Se o DÍZIMO era no passado só para o povo judeu, era para os Levitas e só para eles, era só em ALIMENTOS e nunca jamais em DINHEIRO e a finalidade deste era também só e especificamente ALIMENTAR, E SUSTENTAR UM POVO QUE NÃO RECEBERA HERANÇA, não recebera TERRA, não poderia então plantar a semente e colher o seu alimento, e o alimento do seu POVO. Então tirei a seguinte conclusão lendo esta narrativa da PALAVRA DE DEUS. Os pregadores da PALAVRA de DEUS, hoje OS PASTORES, não estão cometendo estas advertências descritas neste versículo de apocalipse 22:19. A BIBLIA não deixa dúvidas e parece que nossos IRMÃOS PREGADORES estão cegos e desentendidos. Ou de fato não querem ENTENDER, e nem OBEDECER. Meu email. alonsocarrera@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Novo casamento e a Graça

 C erta vez um homem casado, cristão, divorciou-se porque o amor havia acabado, então encontrou com uma irmã do seus sonhos, casou novamente e teve dois filhos, estava feliz com a nova família, até que certo dia meditando na palavra de Deus leu em Mat 5:32 - "Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.", então achou que estava em pecado por ter casado novamente sem uma justificativa bíblica. Expôs seu problema para a atual esposa e disse que precisava resolver esta situação, que ele não podia ficar assim, que era errado. Procurou a primeira esposa e mostrou o texto de Mateus e convenceu a ex-esposa que estavam vivendo em desacordo com a palavra, portanto em pecado. Resolveram se acertar perante Deus, o homem largou a nova família, sua esposa e os dois filhos, sob pretex...

Divórcio II

Conversando com um casal de amigos surgiu a seguinte questão! Uma pessoa que se separou do primeiro casamento, deixando filho e mulher para constituir uma segunda família diante de Deus. Mas qual é a verdadeira família dessa pessoa? No primeiro momento respondi prontamente que a primeira família é a verdadeira, a original, usei como argumentação que o divórcio não estava no plano original de Deus para o homem e a mulher, mas que, por causa da dureza do coração do homem ele permitiu o divórcio (Mc 10:4). Entretanto se pensarmos dessa maneira estamos sendo legalista, pois Deus na sua infinita misericórdia, benignidade e graça pode fazer com que a segunda família seja muito mais abençoada que a primeira. Isso não quer dizer que por este motivo temos a justificativa para largar esposa e filhos do primeiro casamento para tentar ser feliz no segundo casamento. Não estou dizendo e nem criando justificativas para um segundo casamento, estou apenas analisando o que aconteceu com o Davi, hom...

Lições Financeiras na Bíblia

Você tem: Problemas Financeiros? Dívidas? O Salário não dá?  A grande parte da população enfrenta, enfrentou ou enfrentarão algum problemas nesta área da vida. Apenas uma minoria está livre dessa situação, porém este post, serve tanto para aqueles que estão nessa situação ou não, pois este post não trata-se de como obter prosperidade financeira, mas trata-se administrar seus recursos de acordo com a realidade da sua vida financeira e conforme os valores do reino de Deus. O grande motivo pelo qual enfrenta-se problemas financeiros está associado a maneira que dirigimos nossas vidas, em grande parte dela baseando-se em no consumismo, materialismo e  status, dessa maneira acabamos nos afastando dos valores que Deus nos deixou em sua palavra.