Pular para o conteúdo principal

Fast food e a Obesidade Espiritual

 ipo de comida muito comum hoje em dia por ser uma alimentação rápida e prática, essa é a principal característica do "fast food". No mundo moderno este tipo de alimentação esta cada vez mais comum, seja pela falta de tempo ou por ser uma alimentação "gostosa" e de fácil acesso, porém uma grande parcela da população sabe que esta alimentação ingerido por um longos períodos é prejudicial a saúde, seja por comodidade, por falta de tempo ou falta de conhecimento acabamos ignorando aquilo que aos poucos vai nos fazendo mal.

Nas igrejas modernas perceber-se um movimento similar ao "fast food", são as igrejas modernas onde se pregam comidinhas rápidas, são pregações rápidas tanto no tempo, quanto na profundidade do assunto, em algumas igrejas as pregações não duram mais que 15 a 20 minutos, enquanto que louvor, anúncios, ofertas, ganham mais espaço dentro da liturgia moderna, isso sem falar no tempo total do culto, tudo isso para poder satisfazer o público daquela igreja. Em algumas igrejas que conheço, os cultos precisam terminar exatamente em um horário pré-determinado, pois em caso de atraso gera uma instatisfação nas pessoas, nos membros.


Além do problema do tempo, as mensagens atuais são superficiais, na maioria são para a satisfação dos membros, falam aquilo que as pessoas querem ouvir, parecem mais uma reunião de auto-ajuda, motivacional, semelhante aquelas realizadas nas empresas. Mas será isso que o povo, a igreja de Cristo precisa? de quem é a culpa? dos membros? dos pastores? Alguns estudiosos defendem a idéia de a pregação ideal não pode passar de 40 minutos, porque depois disso nada se aproveita, eu particularmente ignoro isso, pois não estamos falando de empresa, de reunião de trabalho, ou qualquer outra coisa, mas estamos falando da ação do Espírito Santo nas pessoas, não somos nós quem convencemos durante as mensagem, isso é função do Espírito Santo, é ele quem irá nos capacitar para falarmos e ele quem dará entendimento sobre o tema aos ouvintes. Portanto, podemos concluir que muito daquilo que é pregado hoje em dia, pode não ser necessariamente espiritual, mas sim uma satisfação pessoal, pois como podemos abafar o Espírito Santo no momento da pregação?

Mas então porque as igrejas fast food continuam crescendo e ganhando repercussão no mundo moderno? Assim como o fast food deixam as pessoas obesas, mas sem saúde, o mesmo acontece nas igreja do evangelho "fast food" que faz a igreja crescer, em números, mas cujos membros sofrem de obesidade esperitual. Enquanto não houver uma mudança comportamental nas lideranças e nos cristãos modernos, veremos muitos irmãos sofrendo desse mal, mas podemos fazer nossa parte lendo e meditanto na Bíblia, pois o Espírito irá nos ensinar como convém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Holocausto e o Aborto

Qual sua opinião sobre a legalização do aborto? Você é a favor do aborto para situações onde a mulher foi estuprada? ou para quando foi descoberto que o bebê tem algum tipo de doença genética onde sua vida seria miserável? Mas qual a relação do título deste post com o Holocausto e o Aborto? No vídeo abaixo, produzido por Living Waters (Água Vivente) você compreenderá e entenderá a diferença entre Holocausto e o Aborto e de que maneira Adolfo Hitler e seu holocausto judaico se assemelha com a prática legalizada do aborto. O vídeo é impactante e com cenas fortes sobre o holocausto, nos conduz a uma viagem  confrontando nossas crenças e valores e nos levando a uma profunda reflexão não somente sobre essa tema, mas sobre as nossas diferenças, nossos valores.  Assista o vídeo produzido pela Living Water, divulgue, compartilhe e deixe seu comentário. O vídeo apesar de inglês é possível ligar a legenda em português.

Divórcio

 U m amigo pediu minha opinião sobre o divórcio para um casal sem filhos que desejavam se separar por ter "acabado" o amor, embora não houvesse infidelidade de ambas as partes. Na hora lembrei de algumas passagens bíblicas sobre esta questão, passagens como quando Cristo disse que a carta de divórcio foi dada por causa da dureza do coração dos homens (Mt. 19:8), mas que somente pela infidelidade é permitido o divórcio e que o homem e a mulher que se divorciam não podem casar-se novamente, pois se assim fizerem cometem adultério (Mt 19:9). Esta é a orientação dada por Jesus aos discípulos quanto a questão do divórcio, o que vai além disso é dureza do coração. Na mesma conversa ele me fez a pergunta: O que é o Amor? É um sentimento? Estava prestes a responder que o amor é um sentimento, quando lembrei que o amor é um dom concedido por Deus, que é o maior de todas as virtudes (1 Cor 13:13). Como o amor é um...

O Livre Arbítrio

  C ontinuando a série de artigo sobre eleição, predestinação e livre arbítrio, hoje estou escrevendo o tema sobre o livre arbítrio e suas implicações com a doutrina da eleição, procurando mostrar que não há contradição alguma nestes dois assuntos. Para muitos teólogos e cristãos a doutrina da eleição é incompatível com o livre arbítrio, porém sabemos que o livre arbítrio é um ensinamento bíblico, assim como a eleição também, leia o artigo anterior .  Tanto a eleição, quanto o livre arbítrio são verdades bíblicas e não ha nenhuma incompatibilidade ou contradição entre estes dois temas, a não ser pela limitação das nossas mentes. Precisamos compreender o que o livre arbítrio é a determinação de agir conforme a vontade da nossa mente, mas o ponto de partida sobre o que iremos pensar não vem de nós, mas vem do espírito que habita em nós. Em Rom 8:29,30, aprendemos sobre esse princípio, pois a fé inicial não vem de nó...