Pular para o conteúdo principal

O Evangelho e as Provações

As provações são o principal fundamento para o crescimento daqueles que amam a Deus.

Essa frase pode parecer absurda para alguns, mas são as provações que nos aprofundam no conhecimento e na intimidade com nosso Pai. Cada vez que somos provados, temos a oportunidade de melhorarmos nossa relação de fé e esperança em Jesus Cristo. A imagem reflete bem este pensamento, o prego quanto mais é martelado, quanto maior a força empregada pelo martelo, mais fundo ele entra na madeira, na parede, etc. Assim somos nós, a cada provação, mais nos aprofundamos em Deus, quanto maior é provação, maior também é nossa intimidade.


Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
(Tiago 1:2-5)

Infelizmente a igreja moderna tem apresentado um evangelho triunfalista, onde o cristão não pode ficar muito tempo na provação,  quando são provados querem sair das provações o mais rápido possível, e quanto menor for o tempo da provação, menor também será o conhecimento que ele terá Deus, menor será sua experiência com aquele que nos capacita em todas as circunstância, lembrando que somos provado o que suportamos, ninguém é tentado além das suas capacidades.


Concordo que não é fácil passar por provações, mas como poderemos afirmar que confiamos n´Ele se não entregamos nossas vidas em suas mãos, se logo exigimos a suspenção da prova, se determinados que a tá amarrado, sou filho do Rei, nasci para ser cabeça e não calda, e tantas outras frases gospel que são incompatível com a própria palavra, seguindo essa linha de pensamento, cada cristão carregar sua própria cruz nem pensar (Mt 10:38).

As maiores experiências com Deus, são aquelas que foram construídas debaixo de grandes dificuldades, de momentos difíceis, mas que geram no ser humano uma confiança em Deus que nada poderá abalar, e esse tipo de relacionamento que desejo, pois eu sei que não posso sofrer além das minhas capacidades e que Ele sempre me socorrerá no momento certo. Isto é o equivalente a dizer Seja Feita a Sua Vontade.




Postagens mais visitadas deste blog

A Oração Muda o Coração de Deus?

Nossa oração muda o coração de Deus? É comum ouvir no meio cristão que nossas orações tem poder para criar coisas, para mover ou mudar o coração de Deus e os Seus planos para as nossas vidas? Será isso verdade? Para respondermos a esta pergunta, é necessário respondermos a uma outra pergunta. Como um ser imutável pode mudar de opinião ou mudar os seus planos? A resposta para as duas questões é simplesmente um NÃO. A oração não muda Deus e nem altera os Seus planos, também não pode criar ou mudar qualquer situação. Entretanto a oração muda o nosso coração e nos aproxima faz aproximarmos mais dEle e a também ficar no centro da sua vontade, ficando conforme a sua soberana vontade. Deus é imutável em sua natureza e em seu propósito final, isso não significa que Sua imutabilidade seja uma imobilidade, as obras de Deus permanecem interminavel e com muitas variações (João 5:17). Os versos que falam sobre mudança ou arrependimento de Deus (Gn 6:6-7; Ex 32:14; I Sm 15:11,35; Jr 18:7

Divórcio II

Conversando com um casal de amigos surgiu a seguinte questão! Uma pessoa que se separou do primeiro casamento, deixando filho e mulher para constituir uma segunda família diante de Deus. Mas qual é a verdadeira família dessa pessoa? No primeiro momento respondi prontamente que a primeira família é a verdadeira, a original, usei como argumentação que o divórcio não estava no plano original de Deus para o homem e a mulher, mas que, por causa da dureza do coração do homem ele permitiu o divórcio (Mc 10:4). Entretanto se pensarmos dessa maneira estamos sendo legalista, pois Deus na sua infinita misericórdia, benignidade e graça pode fazer com que a segunda família seja muito mais abençoada que a primeira. Isso não quer dizer que por este motivo temos a justificativa para largar esposa e filhos do primeiro casamento para tentar ser feliz no segundo casamento. Não estou dizendo e nem criando justificativas para um segundo casamento, estou apenas analisando o que aconteceu com o Davi, hom

Novo casamento e a Graça

 C erta vez um homem casado, cristão, divorciou-se porque o amor havia acabado, então encontrou com uma irmã do seus sonhos, casou novamente e teve dois filhos, estava feliz com a nova família, até que certo dia meditando na palavra de Deus leu em Mat 5:32 - "Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.", então achou que estava em pecado por ter casado novamente sem uma justificativa bíblica. Expôs seu problema para a atual esposa e disse que precisava resolver esta situação, que ele não podia ficar assim, que era errado. Procurou a primeira esposa e mostrou o texto de Mateus e convenceu a ex-esposa que estavam vivendo em desacordo com a palavra, portanto em pecado. Resolveram se acertar perante Deus, o homem largou a nova família, sua esposa e os dois filhos, sob pretexto de que precisava se arrepe