Pular para o conteúdo principal

Criacionismo x Evolucionismo

Criacionismo x Evolucionismo
A origem do universo é um assunto que desperta o interesse de muitos. No post de hoje iremos abordar o eterno entre debate Criacionismo x Evolucionismo. Estas são duas correntes de pensamentos contraditórias e cada uma defende a sua teoria sobre a origem da vida e do universo. A expressão latina "Ex-nihilo, nihil fit" significa que nada surge do nada e esta é a base do pensamento evolucionistas, que acreditam que a origem do universo aconteceu a partir de algo existente. Já os criacionistas defendem a origem do universo em Deus, que criou tudo a partir do nada (Ex-nihilo), este pensamento está em harmonia com a bíblia (Gênesis 1:1).


Teoria evolucionistas:

A primeira introdução sobre o Criacionismo x Evolucionismo será o O Big Bang, que é uma das teorias mais conhecida e aceita da atualidade para a origem da criação do universo, segundo esta teoria, o universo originou-se de uma grande explosão da matéria que está em expansão até os dias atuais. Tudo bem que ainda não conseguiram chegar a uma conclusão plausível sobre o ponto inicial dessa expansão (Gênesis 1:1 tem um relato que se assemelha com o Big Bang) "grifo meu".


A segunda teoria remonta a época dos filósofos gregos, que defendiam a ideia da organização do caos (nome de um dos seus deuses). No caos a matéria pré-existente estavam separadas pelo universo e o Logos (nome de outro deus grego) organizou a matéria trazendo ordem ao caos e dando origem a organização e não criação o mundo. De modo semelhante a bíblia temos um relato em João 1:1 que se assemelha a esta teoria.

No estoicismo, acreditava-se que a origem de tudo foi a partir do fogo primevo e que tudo voltaria para ele. Assim como as duas outras teorias, vemos similaridade com a bíblia, onde está descrito nos primeiros versos de Gênesis a criação de uma Luz que não é o sol (Gênesis 1:3).

Platão defendia a ideia de uma involução e não evolução, para ele o mundo real teria degenerado, criando assim nosso mundo físico, neste mesmo processo a alma também foi degenerada vindo participar da matéria, ao ser purificada, evolui espiritualmente libertando da matéria e voltando ao mundo real. Mais uma vez vemos uma paralelo dessa teoria com as histórias bíblicas. Um ser é degenerado por querer o trono do Criador, mas então ele foi deposto (Isaías 14:12-15)  para reinar neste mundo,  (João 14:30-31 e Lucas 4:8-9). Da mesma forma os homens foram degenerados da glória do criador quando comeu do fruto proibido no jardim do Éden Gênesis 3.

Os neo platonistas aceitavam a ideia de Platão sobre a involução, mas ao contrario do mesmo, eles acreditavam que depois da involução, houve a evolução da alma humana. Novamente esta teoria tem seu paralelo bíblico, onde Cristo seria o responsável por nossa evolução, leia se justificação diante do criador, no tornando aptos a participar da vida com Deus.

Darwin através da evolução biológica, defendeu o conceito de seleção natural e sobrevivências dos mais fortes, que ficou conhecida como a mutabilidade das espécies até chegar ao conhecemos hoje. O grande problema da teoria de Charles Darwin é que não há qualquer menção em seus estudos sobre a alma humana, sob este ponto de vista, as espécies evoluíram sem uma alma, Darwin não explica a origem da alma, apenas a evolução dos seres (grifo meu).

Existem diversas teorias e pontos de vistas distintos sobre a origem do universo, entretanto todos eles não conseguem explicar o ponto de origem de tudo. Os evolucionistas por mais que tentem explicar a origem de tudo, sempre esbarra em algo anterior a sua nova teoria. É partir desse ponto que a teoria criacionista bíblica tem a chave e a respostas para a origem do universo em Deus.

A ideia da evolução das espécies, sob o ponto de vista apenas evolutivo, não me parece absurda (sem defender a ideia da criação). Particularmente consigo compreender a evolução natural, entretanto rejeito qualquer tentativa dos evolucionistas a partir desta tese defender ou direcionar a criação do universo a partir de uma evolução de algo pré-existente que não seja Deus.

O grande problema nas teorias evolucionistas está no fato de defender a ideia da matéria pré-existente, isso acontece porque não acharam a resposta para a criação da matéria e admitir que a matéria foi criada, seria admitir a existência de um Ser Superior, ou seja, DEUS criador da matéria. O curioso é que a matéria pode ser pré-existente, mas Deus não!

A partir da ideia da matéria pré-existente que surgiram o conceito da natureza ser uma divindidade e tantas outras divindades que surgiram como (sol, lua, fogo, água, animais, etc). Entretanto não seria mais razoável simplesmente crermos que o universo teve a sua origem em DEUS e que um plano foi arquitetado com um propósito e que este plano você é parte importante dEle?

Gostou desse post? Comente e indique para um amigo. Se não gostou, me desculpe por não conseguir ser claro, mas deixa-me saber sua opinião para melhor os próximos posts.

Graça e Paz naquele que É que Era e que Há de vir.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Oração Muda o Coração de Deus?

Nossa oração muda o coração de Deus? É comum ouvir no meio cristão que nossas orações tem poder para criar coisas, para mover ou mudar o coração de Deus e os Seus planos para as nossas vidas? Será isso verdade? Para respondermos a esta pergunta, é necessário respondermos a uma outra pergunta. Como um ser imutável pode mudar de opinião ou mudar os seus planos? A resposta para as duas questões é simplesmente um NÃO. A oração não muda Deus e nem altera os Seus planos, também não pode criar ou mudar qualquer situação. Entretanto a oração muda o nosso coração e nos aproxima faz aproximarmos mais dEle e a também ficar no centro da sua vontade, ficando conforme a sua soberana vontade. Deus é imutável em sua natureza e em seu propósito final, isso não significa que Sua imutabilidade seja uma imobilidade, as obras de Deus permanecem interminavel e com muitas variações (João 5:17). Os versos que falam sobre mudança ou arrependimento de Deus (Gn 6:6-7; Ex 32:14; I Sm 15:11,35; Jr 18:7

Divórcio II

Conversando com um casal de amigos surgiu a seguinte questão! Uma pessoa que se separou do primeiro casamento, deixando filho e mulher para constituir uma segunda família diante de Deus. Mas qual é a verdadeira família dessa pessoa? No primeiro momento respondi prontamente que a primeira família é a verdadeira, a original, usei como argumentação que o divórcio não estava no plano original de Deus para o homem e a mulher, mas que, por causa da dureza do coração do homem ele permitiu o divórcio (Mc 10:4). Entretanto se pensarmos dessa maneira estamos sendo legalista, pois Deus na sua infinita misericórdia, benignidade e graça pode fazer com que a segunda família seja muito mais abençoada que a primeira. Isso não quer dizer que por este motivo temos a justificativa para largar esposa e filhos do primeiro casamento para tentar ser feliz no segundo casamento. Não estou dizendo e nem criando justificativas para um segundo casamento, estou apenas analisando o que aconteceu com o Davi, hom

Novo casamento e a Graça

 C erta vez um homem casado, cristão, divorciou-se porque o amor havia acabado, então encontrou com uma irmã do seus sonhos, casou novamente e teve dois filhos, estava feliz com a nova família, até que certo dia meditando na palavra de Deus leu em Mat 5:32 - "Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.", então achou que estava em pecado por ter casado novamente sem uma justificativa bíblica. Expôs seu problema para a atual esposa e disse que precisava resolver esta situação, que ele não podia ficar assim, que era errado. Procurou a primeira esposa e mostrou o texto de Mateus e convenceu a ex-esposa que estavam vivendo em desacordo com a palavra, portanto em pecado. Resolveram se acertar perante Deus, o homem largou a nova família, sua esposa e os dois filhos, sob pretexto de que precisava se arrepe