Pular para o conteúdo principal

Batismo e suas origens

 A  palavra batismo vem do grego "baptizo" que significa mergulhar, imergir, submergir, para limpar por imersão, lavar, fazer limpeza com água. O exemplo mais claro que mostra o significado de baptizo é um texto do poeta grego Nicandro e médico, que viveu cerca de 200 AC É uma receita para fazer picles e é útil porque ele usa as palavras. Nicandro diz que para fazer um picles, o vegetal deve primeiro ser "mergulhado" (bapto) em água fervente e, em seguida, "batizados" (baptizo) na solução de vinagre. Ambos se referem os verbos a imersão dos vegetais em uma solução. Mas a primeira é temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente. (Fonte: Blue Letter Bible - Léxico)

Muito já foi falado sobre o batismo na internet, neste artigo procuro fazer um breve resumo geral da origem e significados do batismo, sob vários aspectos, não pretendo defender nenhuma das formas de batismo, apesar de ter uma opinião formada sobre o assunto.

O batismo era utilizado como rito de iniciação nas religiões primitivas, os antigos gregos acreditavam que a água tinha algum tipo de vida, em outras partes a água era tida como santa, como é o caso do rio Ganges na Índia, tido como santo. No Egito, o rio Nilo a sua água era utilizada para cultuar Isis, os celtas e teutões também utilizam a água como rito de iniciação, os romanos utilizavam á agua para dar nomes e reconhecer a paternidade.

No batismo judaico, os judeus batizavam os prosélitos através da imersão na água e da circuncisão. O gentio, convertido, imergia sozinho na água, enquanto dois oficiais judeus aguardavam fora da água, esse procedimento indicava o ritual de iniciação do convertido ao judaísmo.

Para alguns João Batista fazia parte do grupo dos essênios, esses eram um grupo separatista do judaísmo, eram mais radicais que os fariseus e saduceus. Um dos motivos que levam a crer que João fazia parte desse grupo, é por causa do modo como se vestia, por viver fora da cidade, os essênios viviam em cavernas, e principalmente por causa do espírito separatista para com o restante do judaísmo. João Batista aparece anunciando a mensagem de arrependimento e da vinda do reino de Deus, e todos que confessavam os seus pecados eram batizados no rio Jordão (Mat 3:6-11). Não há que duvidar que João tomou por empréstimo o batismo dos prosélitos, como simbolismo do arrependimento dos pecados, por parte daqueles que se arrependiam.

É provável que os discípulos de João tenham sido batizados por João, mas não há nenhum registro sobre este assunto, nem quanto aos outros discípulos de Jesus. Entretanto deve ficar claro que o batismo apresentado por João não tem nenhuma ligação com o batismo cristão, apesar de ser utilizado o mesmo ritual. O batismo cristão tem aspectos muito mais amplo do que o batismo de João.

O batismo cristão significa a união do crente na morte e na resurreição de Cristo (Rom 6:3-4). Este processo envolve aspectos místicos como a espiritualização do crente, através do Espírito Santo que transforma a nossa natureza pecaminosa e nos leva a participar da vida espiritual de Cristo. Podemos considerar que o batismo cristão é simbolizado externamente pelo batismo na água através da imersão, porém não podemos considerar que o mesmo é essencial a salvação, vide o exemplo do ladrão da cruz, do apóstolo Paulo, e talvez de outros discípulos que não foram batizados. Alguns argumentarão que Paulo se chamava Saulo antes da conversão, e que esse poderia ser um sinal do seu batismo. Porém é sabido que o nome Saulo era um nome judeu e Paulo um nome romano, e já vimos que os romanos adotavam o batismo para dar nome e reconhecer a paternidade, então é possível que Paulo tenha recebido este nome ainda criança.

Não podemos negar o fato de que o batismo original cristão era realizado através da imersão, entretanto hoje há basicamente duas formas de realizar o batismo por aspersão e  imersão, este último pode ser realizado no batistério, no rio (como eu fui) e até escorrendo pelo toboágua, como foi anunciado por uma igreja.

Alguns defendem o batismo como um sacramento, assim como o faz a Igreja Católica, para esse grupo de cristão o batismo é necessário para a salvação, se assim fosse a igreja deteria o poder de salvar, pois eles deteriam quem pode se batizar ou não. Ainda bem que a salvação é pela graça e de graça.

Há determinadas igrejas que acreditam no batismo como um mandamento de Jesus e que devemos fazê-lo por obediência, porém algumas dessas igreja acabam institucionalizando o batismo, quando afirmam que somente o batismo deles é correto por ser realizado nos moldes bíblicos, há igrejas  que não aceitam o batismo de outras igrejas, principalmente aquelas que não foram realizadas por imersão, ao fazer isso esses acabam tornando o batismo como um sacramento, o que é um absurdo pois o batismo não salva ninguém, além de causar um certo desconforto nas pessoas que se mudam de igrejas. Embora tenha sido batizado por imersão e particularmente prefiro este tipo de batismo, não concordo com aqueles que fazem do batismo um sacramento institucionalizado, impossibilitando que determinado crentes não possam fazer parte da comunhão dos santos, isto porque eles não foram batizados segundo a convenção de determinadas igrejas. A igreja que frequentava, quando me converti, era uma dessas que acreditavam no batismo institucionalizado, que o correto era o realizar nos moldes originais, em água corrente, como rios e cachoeiras, pois em água corrente o pecado era levado embora pela correnteza, hoje penso diferente, concordo com apóstolo Paulo, que a verdadeira circuncisão é a do coração, alias Paulo não dava muito importância ao batismo, pois disse que Cristo não o enviou a batizar mais a pregar o evangelho (I Cor. 1:17).

 Em Marcos 16:16 está escrito "todo aquele que crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.", nesta passagem eu creio que o batismo ao qual Jesus está se referindo não é o batismo da água, mas sim o batismo espiritual, que é a ação do Espírito Santo na vida do convertido, é a verdadeira conversão, pois não há batismo sem transformação, assim como não há como crer em Jesus sem que haja uma transformação de dentro para fora.

Eu acredito no batismo como um simbolismo externo da nossa transformação interna, uma confirmação da nossa mudança de atitude, passando a aceitar uma nova vida. Mas não tenho a capacidade de dizer que a pessoa batizada por aspersão não tenha sido batizado, como acontece nas igrejas luterana e metodista.

No caso dessas últimas duas igrejas, elas também batizam crianças por acreditarem que a graça de Deus aceita-nos independente da nossa compreensão, porém não há base bíblica para tal afirmação, nem encontramos nenhuma alusão a este tipo de batismo infantil, este é o único tipo de batismo pelo qual eu não acho correto ser ministrado. Não porque não concorde que a graça de Deus é infinita e nos aceita de qualquer maneira, mas por acreditar que a salvação é individual e que depende da nossa ação de crer em Jesus Cristo como Salvador. Quando criança fui batizado na Igreja Católica, mas desde criança eu questionava meus pais sobre este batismo, mesmo criança e sem conhecer o evangelho eu me recusava a aceitar o batismo católico e assim foi até o dia que finalmente fui batizado em Cristo Jesus e por decisão única e exclusivamente minha (é claro que com a ajuda de Deus).

Graça e Paz

Comentários

Se eu entendi o artigo do irmão,entendo que todo o cristão,que se arrependeu e aceitou a graça no sacrificio de jesus,se não for imergido ou imerso em agua no batismo ,ele não será salvo?Meuamigo quanta pretenssao de mandar tanros irmãoos para o inferno ,aionda bem que esse ponto de vcista é pessoal.E o ladrão da cruz como foi batizado????
Investe Cedo disse…
Nilo,

Graça e Paz!

Obrigado pelo meu comentário, me desculpe se não foi claro quanto ao texto, concordo com você que o batismo não salva ninguém, no texto faço menção ao
ladrão da cruz.

"Podemos considerar que o batismo cristão é simbolizado externamente pelo batismo na água através da imersão, porém não podemos considerar que o mesmo é essencial a salvação, vide o exemplo do ladrão da cruz, do apóstolo Paulo, e talvez de outros díscipulos que não foram batizados. "

Meu objetivo no artigo, não era nem falar sobre salvação e batismo, mas falar qual foi a origem do batismo no cristianismo.

Abraços e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

A Oração Muda o Coração de Deus?

Nossa oração muda o coração de Deus? É comum ouvir no meio cristão que nossas orações tem poder para criar coisas, para mover ou mudar o coração de Deus e os Seus planos para as nossas vidas? Será isso verdade? Para respondermos a esta pergunta, é necessário respondermos a uma outra pergunta. Como um ser imutável pode mudar de opinião ou mudar os seus planos? A resposta para as duas questões é simplesmente um NÃO. A oração não muda Deus e nem altera os Seus planos, também não pode criar ou mudar qualquer situação. Entretanto a oração muda o nosso coração e nos aproxima faz aproximarmos mais dEle e a também ficar no centro da sua vontade, ficando conforme a sua soberana vontade. Deus é imutável em sua natureza e em seu propósito final, isso não significa que Sua imutabilidade seja uma imobilidade, as obras de Deus permanecem interminavel e com muitas variações (João 5:17). Os versos que falam sobre mudança ou arrependimento de Deus (Gn 6:6-7; Ex 32:14; I Sm 15:11,35; Jr 18:7

Divórcio II

Conversando com um casal de amigos surgiu a seguinte questão! Uma pessoa que se separou do primeiro casamento, deixando filho e mulher para constituir uma segunda família diante de Deus. Mas qual é a verdadeira família dessa pessoa? No primeiro momento respondi prontamente que a primeira família é a verdadeira, a original, usei como argumentação que o divórcio não estava no plano original de Deus para o homem e a mulher, mas que, por causa da dureza do coração do homem ele permitiu o divórcio (Mc 10:4). Entretanto se pensarmos dessa maneira estamos sendo legalista, pois Deus na sua infinita misericórdia, benignidade e graça pode fazer com que a segunda família seja muito mais abençoada que a primeira. Isso não quer dizer que por este motivo temos a justificativa para largar esposa e filhos do primeiro casamento para tentar ser feliz no segundo casamento. Não estou dizendo e nem criando justificativas para um segundo casamento, estou apenas analisando o que aconteceu com o Davi, hom

Novo casamento e a Graça

 C erta vez um homem casado, cristão, divorciou-se porque o amor havia acabado, então encontrou com uma irmã do seus sonhos, casou novamente e teve dois filhos, estava feliz com a nova família, até que certo dia meditando na palavra de Deus leu em Mat 5:32 - "Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.", então achou que estava em pecado por ter casado novamente sem uma justificativa bíblica. Expôs seu problema para a atual esposa e disse que precisava resolver esta situação, que ele não podia ficar assim, que era errado. Procurou a primeira esposa e mostrou o texto de Mateus e convenceu a ex-esposa que estavam vivendo em desacordo com a palavra, portanto em pecado. Resolveram se acertar perante Deus, o homem largou a nova família, sua esposa e os dois filhos, sob pretexto de que precisava se arrepe