Pular para o conteúdo principal

A Pirataria é Crime, Mas....

 E ste é um tema muito comentado na Internet, há vários textos na Internet tratando do assunto, mas aqui, quero fazê-lo sob uma ótica diferente. A pirataria ganhou espaços e adeptos com a evolução da tecnologia que cada vez mais permite que produtos sejam copiados e distribuído tanto para uso próprio ou para comercializa ção. Como o foco do texto é o mercado evangélico, vou me referir a pirataria exclusivamente deste mercado. Podemos afirmar que a pirataria é um crime, e é muito natural que seja considerado pecado, mas meu objetivo não é escrever um artigo sob os aspectos legais da pirataria, nem se é pecado ou não. O meu foco é falar sobre o conteúdo dos produtos evangélicos e sua origem, não será fácil abordar este tema sob uma ótica diferente, principalmente quando a idéia é contraria a tudo que já foi dito.

Por causa da campanha que vendo sendo feito meio evangélico sobre o assunto, é que resolvi escrever sobre a pirataria. Quando comecei a pensar neste assunto, não lembrava de nenhuma passagem bíblica, e fiquei relutante em escrever sobre o tema, mas ao meditar no livro de Mateus, tive a coragem necessária para escrever. No capítulo 23 do livro de Mateus, Jesus faz um alerta sobre os falsos líderes religiosos (escribas e fariseus), Ele era contra a hipocrisia dos líderes religiosos, pois estes estavam mais interessado na aparência, na apresentação externa, do que na justiça, fé e misericórdia (Mat 23:1-7).

Como o foco não é a pirataria, mas o conteúdo, é lícito fazer riqueza com produtos gospel? é lícito fazer riqueza com talentos dado por Deus? O conteúdo dos produtos evangélicos não são a palavra de Deus cantada, interpretada e escrita? Então porque cantores, bandas e pastores escritores, que foram inspirados por Deus cobram os direitos autorais? Não foram essas pessoas, que Deus concedeu talentos para trabalhar na sua obra? é correto fazer da palavra de Deus um meio de ganhar dinheiro profissionalmente? Não estou falando dos pastores, que são mantido pelas igrejas, mas também não sou a favor de pagar altos salários para pastores, pagar mordomias abusivas, enquanto que na igreja existem famílias necessitadas, viúvas, etc.

O livro "Contrabandista de Deus" conta história de um missionário que arriscou a vida para levar a bíblia, para dentro dos países da Cortina de Ferro. O objetivo do irmão André, como ficou conhecido no mundo todo, era levar a palavra de Deus para aquelas igrejas remanescente nos países comunistas. Ao olharmos a história, ficamos admirado com a coragem do irmão, que mesmo correndo perigo de vida, pois se os exércitos descobrissem que ele estava contrabandeando bíblia ele seria executado. Ele cometia um crime pelas leis daqueles países, mas moralmente ele não cometia crime algum.

Seria justo condenarmos um cristão que faz cópia de livros, músicas e etc com a finalidade sincera de que a palavra de Deus possa alcançar uma vida? Há condenação para esta pessoa? pelo que andam falando, o irmão está em pecado, esta cometendo um crime. Qual o verdadeiro motivo para as campanhas anti-pirataria no meio evangélico? Não estariam eles com a intenção de aumentar a lucratividade do negócio?

Mas como surgiram as livrarias? casas publicadoras? gravadoras? bandas gospel? não tiveram todos a mesma origem? as igrejas locais? De onde surgiram a maioria dos recursos para montar livrarias, gravadoras, bandas, cantores, gravação de CDs. Aquilo que um dia começou como chamado, talento, hoje se tornou um negócio lucrativo, que a cada que passa se torna mais profissional.

Onde estão os verdadeiros piratas?

Pense nisso! Graça e Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Oração Muda o Coração de Deus?

Nossa oração muda o coração de Deus? É comum ouvir no meio cristão que nossas orações tem poder para criar coisas, para mover ou mudar o coração de Deus e os Seus planos para as nossas vidas? Será isso verdade? Para respondermos a esta pergunta, é necessário respondermos a uma outra pergunta. Como um ser imutável pode mudar de opinião ou mudar os seus planos? A resposta para as duas questões é simplesmente um NÃO. A oração não muda Deus e nem altera os Seus planos, também não pode criar ou mudar qualquer situação. Entretanto a oração muda o nosso coração e nos aproxima faz aproximarmos mais dEle e a também ficar no centro da sua vontade, ficando conforme a sua soberana vontade. Deus é imutável em sua natureza e em seu propósito final, isso não significa que Sua imutabilidade seja uma imobilidade, as obras de Deus permanecem interminavel e com muitas variações (João 5:17). Os versos que falam sobre mudança ou arrependimento de Deus (Gn 6:6-7; Ex 32:14; I Sm 15:11,35; Jr 18:7

Divórcio II

Conversando com um casal de amigos surgiu a seguinte questão! Uma pessoa que se separou do primeiro casamento, deixando filho e mulher para constituir uma segunda família diante de Deus. Mas qual é a verdadeira família dessa pessoa? No primeiro momento respondi prontamente que a primeira família é a verdadeira, a original, usei como argumentação que o divórcio não estava no plano original de Deus para o homem e a mulher, mas que, por causa da dureza do coração do homem ele permitiu o divórcio (Mc 10:4). Entretanto se pensarmos dessa maneira estamos sendo legalista, pois Deus na sua infinita misericórdia, benignidade e graça pode fazer com que a segunda família seja muito mais abençoada que a primeira. Isso não quer dizer que por este motivo temos a justificativa para largar esposa e filhos do primeiro casamento para tentar ser feliz no segundo casamento. Não estou dizendo e nem criando justificativas para um segundo casamento, estou apenas analisando o que aconteceu com o Davi, hom

Novo casamento e a Graça

 C erta vez um homem casado, cristão, divorciou-se porque o amor havia acabado, então encontrou com uma irmã do seus sonhos, casou novamente e teve dois filhos, estava feliz com a nova família, até que certo dia meditando na palavra de Deus leu em Mat 5:32 - "Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.", então achou que estava em pecado por ter casado novamente sem uma justificativa bíblica. Expôs seu problema para a atual esposa e disse que precisava resolver esta situação, que ele não podia ficar assim, que era errado. Procurou a primeira esposa e mostrou o texto de Mateus e convenceu a ex-esposa que estavam vivendo em desacordo com a palavra, portanto em pecado. Resolveram se acertar perante Deus, o homem largou a nova família, sua esposa e os dois filhos, sob pretexto de que precisava se arrepe