Pular para o conteúdo principal

Novo casamento e a Graça


 C erta vez um homem casado, cristão, divorciou-se porque o amor havia acabado, então encontrou com uma irmã do seus sonhos, casou novamente e teve dois filhos, estava feliz com a nova família, até que certo dia meditando na palavra de Deus leu em Mat 5:32 - "Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.", então achou que estava em pecado por ter casado novamente sem uma justificativa bíblica. Expôs seu problema para a atual esposa e disse que precisava resolver esta situação, que ele não podia ficar assim, que era errado. Procurou a primeira esposa e mostrou o texto de Mateus e convenceu a ex-esposa que estavam vivendo em desacordo com a palavra, portanto em pecado. Resolveram se acertar perante Deus, o homem largou a nova família, sua esposa e os dois filhos, sob pretexto de que precisava se arrepender e voltar para o primeiro casamento.

E como fica a nova família, a esposa e os filhos do segundo casamento? Será que foi correto o que este homem fez? O que a bíblia nos diz?

Há situações em que o divórcio pode ter ocorrido conforme as instruções bíblicas, por infidelidade (Mat. 5:32) ou porque um dos cônjuges não cristão desejou a separação (1 Cor. 7:15), em ambas as situações o quadro apresentado é justificado pelas escrituras como motivo para o divórcio, mas e quando não ocorreu nenhum desses motivos? Aliás este foi o assunto do último post.

Graças a Deus, graça é de graça, não depende das nossas ações, da nossa vontade, pois se dependesse da nossa vontade, da nossa força, jamais seríamos alcançado pela graça e jamais seriamos justificados por Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, por meio do qual nós nos tornamos filhos adotivos e participantes da mesma promessa dos Judeus.

Mas qual é a relação da graça com o novo casamento? Ora, tem tudo haver, pois se não fosse esta graça, estaríamos em desgraça e em pecado, além do mais como justifica um novo casamento ser mais abençoado por Deus que o primeiro? Somente a graça para fazer algo assim. Alguns irão questionar a legitimidade o novo casamento, que isto é fora dos padrões bíblicos, que é pecado, etc. O próprio Jesus, disse que quem repudia sua esposa(o) e casar com outra(o) comete adultério ((Mat 5:32). Por isso que a graça é formidável, é maravilhosa, não olha para nossas ações, indepedente do que somos, do que fizemos ou fazemos. Mas nem por isso vou sair cometendo todos os pecados que tenho direito, para que a Graça me alcance novamente? Não estou afirmando que é por isso que os irmãos que estão no segundo casamento estão justificados diante de Deus, pelo contrário todos de alguma maneira estão sofrendo as consequências de seus atos. O meu foco é sobre como a graça de Deus, transforma algo incompreensível pelo homem em algo formidável diante do próprio homem.

Vejamos o exemplo de Davi, que tinha um coração segundo a vontade Deus. O grande Rei Davi, mandou Urias para uma batalha aonde sabia que este seria morto, querendo ocultar seu pecado, pois Davi tinha adulterado e engravidado a esposa de Urias (2 Samuel 11). Como nada fica encoberto diante de Deus, veio então a conseqüência das ações de Davi, o filho da infidelidade morreu (2 Sam 12:13-19), mas a graça superabundou onde o pecado abundou, Davi e Bateseba, a ex-esposa de Urias, foram pais de Salomão, o homem mais sábio que já existiu e que o mais incrível é que este filho foi contado na genealogia de Jesus (Mat 1:6). Isso é a graça de Deus agindo em um casamento que foi inicialmente ilegal, e olha que era na época da Lei. Pela Lei tanto Davi quanto Bateseba deveriam ser punidos com a morte, mas a graça foi maior e os preservou.

Infelizmente o homem mencionado no início do post era um legalista, deu mais importância a letra do que para a graça, com isso a segunda separação foi pior que a primeira, está mais errado agora do que antes, mas o que fazer? A dor da primeira separação era passado, as conseqüências estavam sendo cicatrizadas, mas agora uma ferida maior abriu no coração daquela família que foi destroçada por uma atitude legalista, separar da segunda esposa com a justificativa de que precisa reatar o laço da primeira união. Mas e a segunda esposa? 

Então pela graça devemos agir com um filho graça e não como um filho da lei. Mesmo na época da graça há muitas pessoas que insistem em criar leis, tradições, rituais, dogmas onde apenas a graça deveria reinar. Arrependam-se verdadeira para que a graça possa curar feridas e libertar almas.

Graça e Paz

Registre seu comentário! |Será um prazer conhecer sua opinião.

Comentários

VERDADE DA BÍBLIA disse…
O segundo casamento não é permitido a nenhum dos cônjuges. Nem quem adulterou, nem quem sofreu o adultério. A tradução original da Bíblia (grego), não trata de adultério em Mateus 19:9, mas de fornicação. Veja: "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de FORNICAÇÃO, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." O pecado do adultério tem perdão sim! Mas, para isso deve haver o arrependimento sincero e o abandono da prática pecaminosa. Não tem como ser perdoado permanecendo no pecado. É o que a Bíblia diz e não adianta o homem querer colocar razões para justificar o pecado, a Palavra de Deus não vai mudar!

A Graça de Deus, como muitos pensam, não autoriza o cônjuge que está num segundo ou mais casamentos a permanecer nele. O perdão dado por Jesus é para conserto (arrependimento e abandono do pecado); para que não haja morte como na Lei. Levítico 20:10 diz: "Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente MORRERÁ o adúltero e a adúltera." Mas, no Novo Testamento, em 1 Coríntios 7:11: "Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher." Esta é a Graça de Cristo: o conserto. Já não nos é imputado a morte como única resposta ao erro.

Muitos dizem: “Ah, vivemos na graça de Cristo, já não seremos condenados!” Quem disse que a Graça nos permite continuar no pecado? Se Deus falou que é pecado, é pecado e ponto. Se o segundo casamento é adultério, então, Deus não o reconhece! Neste caso, deixá-lo não constitui divórcio para Deus, visto nunca ter sido um casamento aos Seus olhos. O que Deus uniu em uma só carne é o PRIMEIRO casamento.
Quantas bobagens, ainda, serão ditas para que pessoas que querem continuar em seus pecados possam aliviar a sua culpa?
Leia Mateus 16:23-27.

A Palavra de Deus diz: "Deixará PAI E MÃE e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne." (Efésios 5.31). Como podem ver, a Palavra está tratando do primeiro casamento. Ela não diz para deixar marido ou esposa, mas pai e mãe, demonstrando assim que a pessoa era solteira ao se unir à outra. E formados uma só carne com esta pessoa, só a morte os fará deixar de ser, podendo contrair novo matrimônio. É inacreditável como as pessoas tentam de todas as formas "burlar" a Palavra de Deus à seu "bel-prazer". A Palavra de Deus não deixa brecha!

Quanto a Davi, ele foi perdoado por Deus por ter se arrependido verdadeiramente de seus pecados. Ele uniu-se a Bateseba (agora com permissão de Deus)devido ela estar VIÚVA. Deus não aprovaria essa união se Urias fosse vivo.

“Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do SENHOR de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade". (Malaquias 2:13-15)

"Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.
Enfadais ao SENHOR com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do SENHOR, e desses é que ele se agrada, ou, onde está o Deus do juízo?” (Malaquias 2:16,17)
Tiago disse…
Amigos, imaginem que a mulher repudiada (portanto forçada a adulterar por conta do seu ex-esposo, uma vez que a responsabilidade por esse pecado dela é do seu ex-esposo que a deixou sem motivo) já se casou com outro, e ai? Por causa do primeiro pecado é lícito pecar novamente separando-se da segunda esposa? é lícito pecar para ter perdoado outro pecado? a graça de Deus é engraçada não....
O casamento é instituição sagrada e de grande responsabilidade, por isso Jesus deixou claro que é melhor não casar do que casar e separar-se... Ele apenas é o verdadeiro noivo fiel, e está mais preocupado com o coração da noiva do que com suas ações, não faz ascepção de pessoas, nem de pecados.... Ele conhece os corações, e a Ele ninguém pode enganar. Aprendamos dEle com mansidão e humildade.
Anônimo disse…
É COMPLICADO. SÓ JESUS NA CAUSA.
1) UM PAI ABUSA DO FILHO A MULHER É OBRIGADA A CONTIUNAR CASADO COM ELE?
2) UM CONJUGE PEGA O OUTRO EM ADULTERIO HOMOSSEXUAL, É OBRIGADO A CONTINUAR CASADO.
3) E ESTA CONDENANDO A FICAR SOZINHO PRA SEMPRE, DEPOIS DE SOFRER ESSA RASTEIRA?
4) A BIBIA DIZ QUE A CASAR TORNOU-SE UM SÓ, MAIS DIZ TAMBEM Q QDO O HOMEM FICA COM UMA PROSTITUTA TAMBEM SE TORNA UM COM ELA E AI? UM COM A ESPOSA E UM COM A AMANTE, N FOI QUEBRADO A ALIANÇA?
VERDADE DA BÍBLIA disse…
"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores, herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6:9-11).

Vamos imaginar uma pessoa que é idólatra, por exemplo: ela, como diz no versículo, não herdará o reino de Deus. Então, essa pessoa conhece a verdade, se converte e por causa da graça de Cristo, ela pode continuar na idolatria? Outro exemplo: um efeminado, um ladrão e um beberrão conhecem a Cristo e por sua graça e misericórdia permanecerão em seus pecados, sem culpa? Lógico que não! Pegar um versículo isolado como: “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20), e entender que ele libera a pessoa para permanecer no pecado é, no mínimo, terrível! Primeiro que a frase não diz: onde abunda (presente) o pecado, mas, sim, onde abundou (passado) o pecado. Mostrando assim que houve o abandono do mesmo. E os versículos 1 e 2 do capítulo 6 de Romanos continuam dizendo: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Sendo assim, uma pessoa verdadeiramente liberta em Cristo, ao receber Tua graça, tem que morrer para o pecado. Então, por que em relação ao pecado de adultério, pode ser usado esse argumento pobre e fraco de que Deus o perdoou e pode permanecer pecando?

Ainda no texto de 1 Coríntios citado no início, no versículo 11 diz: “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” Repare que Paulo diz que “tais fostes alguns de vós” no tempo passado (vós fostes). Alguns tinham sido, por exemplo, homossexuais, outros adúlteros e eles deixaram de ser. Abandonaram a prática do pecado e foram lavados, santificados, justificados. Não há outro meio de obter o perdão através da graça, senão abandonando a prática do pecado.
Anônimo disse…
Entao Deus aceitou a uniao de davi porque urias estava morto??entao Deus pode perdoa um assasinato e um recassamento e imperdoavel?? se essa moda pega muita gente vai começar a matar o seus parceiros para ficar livre..Deus faz milagres e se ele autorizar der a bençao nao a nada que impeça de casar de novo.jesus disse que somente a blasfemia contra o santo espirito nao seria perdoada.
Investe Cedo disse…
Verdade da Bíblia. Concordo plenamente com sua colocação, não quis de maneira alguma usar o texto sob pretexto em Rom 5:20. Minha intenção foi reforçar que mesmo no antigo testamento onde a lei prevalecia, olho por olho, dente por dente e que Davi merecia a morte, por ter maquinado a morte de Urias, da mesma maneira como nós mereciamos a morte se não fosse pela GRAÇA de DEUS, que Deu Seu Único Filho para nos SALVAR.

obrigado pelo comentário e terei o cuidado em contextualizar os textos para não suscitar dúvidas ou mesmo causar confusão.

E lembre o propósito do blog é falar sobre essa Graça imerecida, maravilhosa. Sem entrar nos méritos de algumas doutrinas que usam a graça como liberdade para promover todo tipo de libertinagem ou posso fazer qualquer coisa porque a graça irá alcançar assim mesmo. Como você mencionou Romanos 5:20, não libera ninguém para pecar, pelo contŕario, aquele que foi manifesto pela Graça, agora nos impossibilita de cometer vitupério dEle mesmo, pois é Ele quem habita em nós, ou então não fomos realmente alcançados pela Graça.
Investe Cedo disse…
Anônimo.

O foco do texto é a GRAÇA, tema do blog e não promover divórcios e um novo casamento baseado na história de Davi. Novamente meu foco é falar sobre a Graça de Deus agindo no Velho Testamento, que como bem sabemos, Davi merecia a morte, porém não podemos negar que ele se arrependeu sobre seu pecado, e segundo lemos na Bíblia, Deus o perdoou, pois disse pelo profeta que Ele não morreria. Mas ele não foi inexcusável pelo pecado, pelo contrário, o primogênito do Davi x Bateseba morreu.

Como disse anteriormente o foco é a graça de Deus.

Quanto exemplos temos no VT sobre a graça de Deus agindo em tempos onde segundo a Lei o homem devia morrer, mas não morreu.

Mesmo nós todos deveriamos estar todos os mortos, mas porque Ele nos amou é que fomos salvos. Isso não nos dá o direito de sair pecando por causa da graça. Mas como podemos condenar a quem Deus perdoou? Deus ama o pecador não o pecado. Então, logo o pecador terá que arcar com as consequências do pecado, vide Davi e Bateseba, e o mais impressionante é que desse relacionamento saiu Salomão. Deus deixa qualquer homem doido com Seu jeito de agir, nossa limitação humana tenta colocar Deus dentro de uma caixinha, com regras, doutrinas e outras extravagâncias cultural e etc.

P.S - Se for possível ao registrar um comentário informe o nome.

Em Cristo Jesus que nos Amou eternamente.
Anônimo disse…
Eu penso que aquilo que Deus uniu, o homem não consegue separar...o homem pode ser interpretado ao meu ver por um dos componentes da união em questão, ou uma outra pessoa qualquer envolvida ou não na relação do casal. Quando se diz "aquilo que Deus uniu...", eu interpreto isso como uma ação imutável e incondicional da autoridade divina. Logo, ao meu ver, por Deus ser Poderoso em agir, nenhum outro ser vivente irá confrontar com Ele. Ele uniu, e Ele não desfará a união jamais, pois sua condição de criador, faz dele um ser perfeito. Agora, se houve um desligamento da idéia, ou seja: se a união se desfez, Deus jamais avalizou tal ato. Meu casamento se desfez? Foi porque Deus não assinou o contrato. Casamento perpétuo é aquele que resiste a tudo e todos...esse é de Deus. O resto é balela para teólogos e moralistas opinarem. Se Deus é infalível e garante sua criação, meu casamento fará parte desse plano infalível de Deus, e não vai ter capeta que destrua meu casamento. WILIAM JOSÉ TOMAZ
Investe Cedo disse…
William Jose,

Estou de pleno acordo com seu ponto de vista e meu casamento também
faz da idéia original de Deus, e com certeza ninguém pode me separar
da minha esposa, a não ser que EU queira. A verdade é que em vez de
assumirem seus erros e reconhecerem a dependencia total em Deus, é
mais fácil acusar o companheiro, usando como pretexto até mesmo o
adultério, mas a pessoa esquece que o adultério ou qualquer outra
atitude do companheiro, foi motivado pela ausência do companheiro.
Alias, Jesus disse que a carta de divórcio foi dada pela DUREZA de
CORAÇÃO DO Homem, não tem nada haver com Deus, não foi Ele quem
permitiu. Então é mais fácil culpar o outro do que se arrepender e se
entregar totalmente a Deus. Não foi isso que Adão e Eva fizeram,
culparam terceiro pelo seu próprio erro.

Mas a questão que quis levantar é que a Graça d'Ele para conosco, está
além do que merecemos, independe das nossas atitudes, mas é claro que
não é para abusarmos da graça para que a mesma superabunde em nós,
pois seriamos o pior dos homens.

Pela graça é que fomos salvos.
Anônimo disse…
Não sou um estudioso da palavra de Deus, portanto tem uma coisa que eu não entendo. Todo pecado se comete em um determinado momento. Cometido está sem jeito só a Graça de Deus e nosso arrependimento para nos livrar da morte não tem como por exemplo desfazermos um assassinato. Então foi cometido e Deus eo arrependimento humano apagam o pecado. Jesus disse "casar com outra comete adultério". Pranto o pecado é casar com outra. O pecado foi cometido. Se vc se converte e se arrepende imagino que ele diga "vá e não voltes a pecar", ou seja, separar e cometer novamente o pecado "casar com outra mulher". Ou será que o pecado "casar com outra mulher" é permanente e constante? (Jesus disse CASAR e não juntar ou qualquer outro termo pejorativo para essa segunda união) Gilberto

Postagens mais visitadas deste blog

A Oração Muda o Coração de Deus?

Nossa oração muda o coração de Deus? É comum ouvir no meio cristão que nossas orações tem poder para criar coisas, para mover ou mudar o coração de Deus e os Seus planos para as nossas vidas? Será isso verdade? Para respondermos a esta pergunta, é necessário respondermos a uma outra pergunta. Como um ser imutável pode mudar de opinião ou mudar os seus planos? A resposta para as duas questões é simplesmente um NÃO. A oração não muda Deus e nem altera os Seus planos, também não pode criar ou mudar qualquer situação. Entretanto a oração muda o nosso coração e nos aproxima faz aproximarmos mais dEle e a também ficar no centro da sua vontade, ficando conforme a sua soberana vontade. Deus é imutável em sua natureza e em seu propósito final, isso não significa que Sua imutabilidade seja uma imobilidade, as obras de Deus permanecem interminavel e com muitas variações (João 5:17). Os versos que falam sobre mudança ou arrependimento de Deus (Gn 6:6-7; Ex 32:14; I Sm 15:11,35; Jr 18:7

Divórcio II

Conversando com um casal de amigos surgiu a seguinte questão! Uma pessoa que se separou do primeiro casamento, deixando filho e mulher para constituir uma segunda família diante de Deus. Mas qual é a verdadeira família dessa pessoa? No primeiro momento respondi prontamente que a primeira família é a verdadeira, a original, usei como argumentação que o divórcio não estava no plano original de Deus para o homem e a mulher, mas que, por causa da dureza do coração do homem ele permitiu o divórcio (Mc 10:4). Entretanto se pensarmos dessa maneira estamos sendo legalista, pois Deus na sua infinita misericórdia, benignidade e graça pode fazer com que a segunda família seja muito mais abençoada que a primeira. Isso não quer dizer que por este motivo temos a justificativa para largar esposa e filhos do primeiro casamento para tentar ser feliz no segundo casamento. Não estou dizendo e nem criando justificativas para um segundo casamento, estou apenas analisando o que aconteceu com o Davi, hom